quinta-feira, 19 de março de 2015

Santos representados na Igreja da Lapa


Na Igreja da Lapa há imagens de muitos santos. De São Bartolomeu, há cinco imagens, de Nossa Senhora da Lapa três; de São Lourenço pelo menos três, etc. Isso tem a ver com devoções populares que nela se sucederam. Vamos colocar aqui uma breve nota sobre cada um.
Para os mais antigos, é conveniente ver o que diz a Flos Sanctorum. Apesar do título latino, este livro, a Flor dos Santos, está em português e foi usado durante séculos como fonte de inspiração para os pregadores.

Bartolomeu
O nome Bartolomeu deve significar filho de Ptolomeu. Crê-se que com ele se refere o apóstolo Natanael, a quem Jesus elogiou ao dirigir-se-lhe pela primeira vez. Como os outros apóstolos, foi martirizado.
A imagem mais antiga deste apóstolo e mártir na Igreja da Lapa deve ser a que se guarda no cofre e que teve um relicário ao peito[1]; a da sacristia, ao lado norte do retábulo, sugere-se que ele foi crucificado; a do retábulo-mor da igreja assemelha-se à do cofre, sem referência ao tipo de martírio; a do retábulo lateral a ele dedicado tem a originalidade de o apresentar como vencedor do demónio (ao modo de Nossa Senhora da Conceição ou do arcanjo São Miguel), o que também se verifica na que está sobre a fachada da igreja. Mas a vitória de São Bartolomeu sobre o demónio deve ser a mesma de todos os santos (os inimigos da alma, recorde-se, são mundo, demónio e carne). O resto deve ser apenas lenda.

Lourenço
Diácono romano de origem hispânica e do século III, queimado vivo sobre um braseiro, o seu nome consta no cânon romano da missa e no documento seiscentista das indulgências concedidas à Capela de São Bartolomeu.

Nossa Senhora da Lapa
Sobre esta invocação de Nossa Senhora, não temos nada a acrescentar ao que dissemos.

Sagrado Coração de Jesus
A devoção ao Sagrado Coração de Jesus foi intensamente divulgada principalmente em finais do século XIX, princípios do XX. Em 1899 o Papa Leão XIII fez a Consagração do mundo ao Sagrado Coração de Jesus (a pedido duma religiosa alemã então residente no Porto, a Beata Maria do Divino Coração). A basílica poveira desta invocação começou a ser construída em finais do século XIX. Foi sem dúvida esta divulgação que levou a que se colocasse na igreja a respectiva imagem.

Nossa Senhora das Neves
Consta que houve na Lapa a imagem de Nossa Senhora das Neves. Esta devoção teve origem em Roma, na Basílica de Santa Maria Maior, e é assim muito antiga. Há capelas dedicadas a esta invocação em Bagunte e na Azurara. Não se conserva hoje na Igreja da Lapa a respectiva imagem.

Nossa Senhora de Fátima
A invocação de Nossa Senhora de Fátima teve origem nas aparições aos Pastorinhos na Cova de Iria, em 1917. Esta devoção tende a sobrepor-se a outras invocações marianas antigas, o que se está a passar também na Lapa.

António de Lisboa
Importante santo português franciscano cuja acção teve grande impacto em todo o mundo cristão.
Nascido em Lisboa num dos anos finais do século XII, Santo António faleceu em Pádua, em 13 de Junho de 1231. Primeiramente foi frade agostinho no Convento de São Vicente de Fora, em Lisboa, indo posteriormente para o Convento de Santa Cruz, em Coimbra, onde aprofundou os seus estudos religiosos através da leitura da Bíblia e da literatura patrística, científica e clássica. Tornou-se franciscano em 1220 e viajou muito, vivendo inicialmente em Portugal, depois na Itália e na França. No ano de 1221 fez parte do Capítulo Geral da Ordem de Assis, a convite do próprio São Francisco, o fundador, que o convidou também a pregar contra os albigenses em França. Foi transferido depois para Bolonha e de seguida para Pádua, onde morreu aos 36 (ou 40) anos. Foi o primeiro doutor da Igreja da ordem franciscana.

Águeda
Natural de Sicília, Águeda ou Ágata é uma das muitas santas e santos mártires das perseguições romanas anteriores à liberdade concedida à Igreja por Constantino. Era mencionada no cânon romano da missa.

André
O apóstolo Santo André era irmão de São Pedro, natural de Betsaida, junto ao mar da Galileia, não longe de Cafarnaum, a cidade próxima da estrada de Damasco donde a pregação de Jesus irradiou para a Galileia. Terá sido discípulo de São João Baptista. Nos Evangelhos é repetidamente referido, o que o mostra como um dos mais destacados do grupo dos Doze. Foi martirizado.

Apolónia
Natural de Alexandrina, no Egipto, Santa Apolónia foi vítima de terrível perseguição que suportou heroicamente. Era invocada contra as dores de dentes.

Ifigénia
Santa Ifigénia é uma santa etíope dos primeiros tempos do cristianismo, que a lenda relaciona com São Mateus. Não conhecemos a sua imagem na Igreja da Lapa.

Inácio
Presumimos que o Santo Inácio que se venerou na Igreja da Lapa fosse Santo Inácio de Antioquia, um importante santo dos começos do cristianismo, que deixou escritos.

Luzia
Santa Luzia, natural de Siracusa, Sicília, é, como as Santas Águeda e Apolónia, também uma virgem e mártir cristã dos anos finais da perseguição romana contra a Igreja. É padroeira dos oftalmologistas e daqueles que têm problemas de visão.

Marcos
Discípulo de São Pedro e de São Paulo, autor do segundo evangelho. Na realidade o Evangelho de São Marcos é anterior ao de São Mateus, já que foi São Marcos o autor da primeira narrativa evangélica.

Matias
De acordo com os Actos dos Apóstolos, São Matias foi escolhido para ocupar o lugar do traidor e suicida Judas.
Na base da imagem que se encontra na Igreja da Lapa um letreiro latino tem estas duas palavras Mathias vocor, que significam “sou chamado Matias”.

Nicolau
O bispo São Nicolau terá morrido em 350 na Turquia; ficou conhecido pela sua caridade e afinidade com as crianças. Devido à sua imensa generosidade e aos milagres que lhe foram atribuídos, foi canonizado e tornou-se um símbolo ligado directamente ao nascimento do Menino Jesus. Daí ocorrer associado ao presépio e à Sagrada Família. São Nicolau é um dos santos mais conhecidos da cristandade.

Ovídio
Santo Ovídio foi um dos primeiros bispos de Braga; no lugar de Santo Ovídio dos arredores do Porto foi construída a Igreja da Lapa daquela cidade. Popularmente chamavam-lhe Santo Ouvido e por isso invocavam-no para males de audição. Santo bastante popular, havia em Santa Clara uma pintura que o representava.

Sagrada Família
A Sagrada Família é a família de Jesus; compunha-se do próprio Cristo menino e jovem, sua Mãe Maria e São José. Tudo nesta família única é misterioso: um menino e jovem que é Deus Connosco, sua Mãe, cheia de graça, santíssima, e um homem mais comum, justo, São José, socialmente o esteio do pequeno grupo.
Na Igreja da Lapa, a devoção à Sagrada Família é consequência da associação recente da Senhora da Lapa à Lapa de Belém.

Terezinha
Santa Terezinha (1873-1897) era francesa, fez-se carmelita com 16 anos e morreu aos 24. Deixou um livro, História de uma Alma, que lhe deu a celebridade. Foi declarada doutora da Igreja, um título só atribuído a mais três santas. Canonizada em 1925, foi desde logo muito popular em toda a cristandade.



[1] O relicário era importante sobretudo em tempos medievais. Conhecem-se referências antigas a relíquias nos mosteiros de  Rates e São Simão da Junqueira.

Sem comentários:

Enviar um comentário