quarta-feira, 13 de maio de 2015

Procissão de Velas na véspera de 13 de Maio

Como em anos anteriores, também na véspera do 13 de Maio deste ano teve lugar uma concorrida Procissão de Velas da Matriz para a Igreja da Lapa.
Vários aspectos nos impressionaram nesta manifestação de devoção mariana; salientamos dois, a preparação dos tapetes e a procissão propriamente dita.
Na preparação dos tapetes empenharam-se três ou quatro equipas: uma que os trouxe da igreja até ao entroncamento da rua que vem do estádio, outra que se ocupou da parte entre a linha do metro e o início dos jardins da Casa da Memória e a terceira que levou o tapete até ao Largo de São Sebastião.
Escusado é dizer que estes tapetes supõem um aturado trabalho antecedente de quase quinze dias.
O resultado é óptimo. Nas extremidades foram preparadas artísticas composições em louvor da Mãe de Deus, como se pode verificar abaixo.
À procissão acorreu cerca dum milhar de pessoas, ao que nos dizem mais que nos anos anteriores, num manifestação muito genuinamente religiosa, sem pretensões turísticas nem foguetes.

De salientar também a colaboração das autoridades locais, promovendo uma melhor iluminação, o policiamento e no final a limpeza da rua.


Artística composição floral com motivos marianos junto ao escadório da Lapa.


Aspecto da confecção dos tapetes.


Reinício do tapete a seguir à linha do metro, para poente.


Início dos tapetes no largo de São Sebastião. Composição também com temas marianos.

Sem comentários:

Enviar um comentário